Salmos [84;5/12]

Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti. Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em Ti põe a sua confiança.

Para onde me levas...?

Para onde me levas...?

sábado, 15 de maio de 2010

As duas casas


Há um alicerce feito de certeza, que é forte, que é seguro e foi projetado para ser para sempre.

Nesse projeto nós somos os blocos, Deus, as colunas, e o cimento são nossos sentimentos misturados com as nossas atitudes. O crescimento dessa obra, deve-se ao empenho dos que nela estão envolvidos, mostrando a qualidade de seus materiais. Se são fracos, essa obra não vingará. Ou cairá ou viverá em reforma, não terá beleza, não servirá de exemplo.

Um dia a caminhar observei uma casa...uma obra de má qualidade, ela foi feita de orgulho, suas paredes foram feitas de falta de perdão, na massa corrida havia pouco entendimento, um telhado de ira, cômodos pintados com uma tinta desbotada, piso de cor escura, dificil de ver a sujeira, no jardim flores mortas e folhas secas...

Do outro lado admirei algo diferente, uma casa suntuosa...muitas colunas por toda parte, cobertas e a mostra, paredes feitas de fidelidade, amor e perdão, um chão de humildade, pintura com cores alegres, um piso que de tão limpo se confundia com a transparência, um teto com material de alto nível chamado de servir, plantas exalando com vigor seu gás carbonico no jardim e uma notável decoração feita de respeito. Admirável obra.

Essas duas casas são dois projetos...um bem sucedido e outro falido.

Essas duas casas são duas famílias. E exatamente pela qualidade de seus materiais, uma das famílias que foi projetada para ser para sempre, caiu na decadência, ainda que permanessessem juntos, não seriam família, seriam ruínas...destroços, entulho.

Vendo que uma casa não cai da noite pro dia...tudo pode começar com um simples vazamento. Tudo pode começar com uma simples atitude orgulhosa. Uma casa boa é aquela que te dá conforto, tem tudo que você precisa, é o lugar onde você se sente seguro e descansa, é o lugar para onde você vai todos os dias...você não sai do seu trabalho ou de onde quer que seja se perguntando: será que hoje vou ter minha casa?
Uma casa ruim é o lugar onde você não descansa, são tantos problemas dentro dela que só te dão dor de cabeça, quando chove, ao invés de te proteger, ela deixa você alagado.
Assim são as duas famílias. A boa, te conforta sempre que preciso, é o seu porto seguro, você sabe que pode contar com ela, um lugar onde você encontra paz. A ruim, entre tantas coisas, é aquela que ninguém se entende, não te dá segurança , não há respeito e você não pode contar com ela.
Vale lembrar de que a diferença dessas casas esta tão somente nas atitudes das pessoas que nelas vivem. Não está no arquiteto que a projetou, porque o projeto é um só, o mesmo para todos.
Família é o alicerce feito de certeza, que é forte, que é poderosa. Quem tem família e da o justo e devido valor a ela, tem flores vivas no jardim, tem alegria, tem força, tem segurança. Quem tem familia e não dá o justo e devido valor a ela, tem cinzas em sua varanda, é infecundo, nada produz, a não ser o seu caminho vão, porque não sabe o que é a desventura de ser só, de viver lançando a sorte no vento e muitas vezes ver o seu malabar frustrado. Ingrato modo de viver.
Quanto a casa suntuosa, sempre chamará atenção, e servirá de exemplo; porém, a casa de má qualidade passará despercebida ou será um tropeço.
E sendo assim, buscarei fazer da minha casa uma perfeita família, e da minha família, uma suntuosa casa onde se sinta bem eu, você e o próximo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário